A densitometria óssea é um exame de imagem realizado com o objetivo de diagnosticar a osteopenia, o estágio anterior à osteoporose, e também a própria doença. Esse rastreio é feito por meio da medição de massa óssea em regiões onde há a suspeita de diminuição dela. Entre os principais locais onde a densitometria óssea é realizada, estão o fêmur e a coluna lombar.
Além disso, o procedimento também pode ser feito para avaliar a massa corpórea total, ou seja, a quantidade de massa gorda e magra no corpo, o que ajuda no diagnóstico de outros problemas de saúde.
A densitometria óssea é feita em um aparelho com baixa emissão de radiação ionizante, o que não causa prejuízo à saúde dos pacientes. O exame é realizado por um técnico especialista em Radiologia e a avaliação do exame e o laudo são feitos por um médico radiologista.
Quais são as indicações e contraindicações da densitometria óssea?
Assim como todo procedimento, a densitometria óssea possui indicações e contraindicações. Continue lendo a matéria para saber mais sobre.
O exame é indicado para todas as pessoas, principalmente para mulheres na menopausa ou acima dos 65 anos; homens acima dos 70 anos; pessoas com problemas na tireoide; pacientes com histórico familiar de osteoporose; e indivíduos com doenças como cálculo renal.
Entre contraindicações da densitometria óssea, estão as gestantes por conta das doses de radiação ionizante. Além disso, pacientes com prótese extensa; pacientes acima dos 150kg; e que realizaram exames com contraste como iodo ou bário.
Vantagens da densitometria óssea
- Procedimento simples e rápido;
- Não invasivo;
- Indolor;
- Sem a necessidade de anestesia;
- Pouca radiação ionizante;
- Sem efeitos colaterais.
Densitometria óssea em Taguatinga
A unidade da Centrus em Taguatinga conta com profissionais especializados, com título do Colégio Brasileiro de Radiologia, para manusear os aparelhos, realizar e analisar o exame de densitometria óssea.
Entre em contato conosco e agende o seu procedimento.
‘