O ultrassom de mamas é um exame de imagem que tem por finalidade diagnosticar possíveis alterações nessa região do corpo. O exame é realizado com um aparelho de ultrassonografia, em que o transdutor é encostado na mama do paciente e possibilita a visualização das partes internas deste local, por meio de ondas sonoras em alta frequência que causam a vibração dos tecidos. Com a vibração, o aparelho capta de maneira instantânea e forma as imagens que aparecem no monitor.
O ultrassom permite diferenciar cistos de nódulos sólidos, como suas características morfológicas. Além disso, é comumente utilizado no direcionamento de biópsias mamárias. É importante ressaltar que não há contraindicações para o exame, já que não utiliza radiação ionizante, ondas eletromagnéticas elevadas e prejudiciais ao tecido vivo, como Tomografia e Raios X, por exemplo.
Quem deve realizar o ultrassom de mamas?
Não há nenhuma restrição quanto à aplicação desse exame. Como se trata de um procedimento não invasivo, qualquer pessoa pode realizá-lo em poucos minutos. De todo modo, em alguns casos, ele é especialmente necessário. O ultrassom é recomendado para:
Mulheres com mamas grandes ou densas;
Mulheres jovens, uma vez que apresentam maior densidade da mama;
Mulheres com dores nas mamas;
Presença de secreção espontânea no mamilo;
Presença de qualquer tipo de nódulo na mama ou nas axilas;
Mudanças na textura da pele da mama.
Atenção! O ultrassom das mamas faz parte do check-up anual das mulheres nas consultas de Ginecologia. Além disso, é importante reforçar que o câncer de mama também pode aparecer nos homens, apesar de ser mais raro. Para os casos de suspeitas nesse sentido, pessoas do sexo masculino também devem realizar o exame.
Como é realizado o ultrassom das mamas?
O ultrassom pode ser feito em um consultório médico, clínica ou hospital. Com o paciente deitado numa maca, o médico radiologista colocará um gel sobre a pele onde o transdutor será manipulado. Esse gel lubrifica a pele e ajuda a conduzir as ondas sonoras. Assim, são captadas imagens dinâmicas que serão selecionadas pelo profissional que realiza o exame dentre as que apresentam algum achado.
A utilização do gel é importante também para impedir o surgimento de bolsas de ar que podem atrapalhar as ondas sonoras responsáveis pela criação das imagens. A ultrassonografia das mamas é indolor, mas alguns pacientes podem sentir um leve desconforto quando o transdutor é passado pela região da mama. O procedimento é rápido, durando em média de 10 a 15 minutos, mas esse tempo pode variar, a depender do tamanho das mamas.
Quais doenças o ultrassom de mamas pode detectar?
O ultrassom é um exame que proporciona imagens da estrutura interna dos órgãos, e no caso das mamas, visa:
Detectar lesões da mama;
Distinguir cistos de nódulos sólidos;
Verificar o estado de próteses mamárias;
Promover mais informações sobre os nódulos;
Avaliar a estrutura glandular e possíveis distúrbios e infecções.
Ultrassom em Taguatinga e Luziânia
A Centrus conta com profissionais devidamente especializados, com título do Colégio Brasileiro de Radiologia, para manusear os aparelhos e realizar os exames de ultrassom de forma adequada. Para proporcionar maior comodidade a seus pacientes, a clínica disponibiliza as imagens e laudos dos exames online para consulta, o que se traduz em rapidez, segurança e eficiência para o paciente. Agende sua consulta.