Ultrassom para detecção de doenças reumáticas

Nos últimos anos, houve vários avanços tecnológicos na área da saúde, o que inclui medicamentos, exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o ultrassom se tornou uma importante ferramenta para a detecção de doenças reumáticas.
Em relação a outras técnicas, o ultrassom tem a vantagem de não expor o paciente à radiação ionizante. Isso além de formar imagens em diferentes planos e quantificação de anormalidades em articulações e tecidos moles.
Ainda mais, o exame conta com rápida execução, podendo ser repetido com frequência.

Aplicações do ultrassom

O ultrassom permite que sejam detectadas inflamações articulares que não foram diagnosticadas durante o exame clínico. Isso especialmente nas pequenas articulações de mãos e pés, que são mais acometidas pela artrite reumatoide.
Também é possível ter um diagnóstico preciso e precoce das alterações inflamatórias e do dano articular. Dessa forma, é possível monitorar a doença e proporcionar um tratamento mais eficiente.

Ultrassom também detecta tendinites e bursites

Além da avaliação do paciente reumatoide, o ultrassom também é eficaz para detectar tendinites e bursites. Ainda tem importância no diagnóstico de entesites periféricas.
O exame de ultrassom também se mostra eficaz para guiar a aplicação de medicamentos nas infiltrações articulares, pois fornece a melhor visualização e orienta para o correto posicionamento das agulhas no local da aplicação.

Ultrassom em Taguatinga

A unidade da Centrus de Taguatinga conta com profissionais devidamente especializados, com título do Colégio Brasileiro de Radiologia, para manusear os aparelhos e realizar os exames de ultrassom de forma adequada.
Para proporcionar maior comodidade a seus pacientes, a clínica disponibiliza as imagens e laudos dos exames online para consulta, o que se traduz em rapidez, segurança e eficiência para o paciente.

Fonte: Comissão de Imagem da Sociedade Brasileira de Reumatologia