AVC: tudo o que você precisa saber

Também conhecido como derrame, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um déficit neurológico que compromete o sistema nervoso e a circulação sanguínea. A saber, quando o fluxo de sangue para o cérebro  é interrompido. Dessa forma, as células começam a morrer, ocasionando sequelas de leves a graves e irreversíveis, podendo levar à morte. Para ajudar a reconhecer e socorrer com rapidez um derrame, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o AVC.

Quem pode sofrer um derrame?

Qualquer pessoa pode sofrer um acidente vascular cerebral. Mas os riscos aumentam se houver histórico familiar de doenças do coração, hipertensão, diabetes, estresse ou uso excessivo de bebida alcoólica. Além disso, o perigo é maior para quem é do sexo masculino, em casos de sedentarismo, obesidade, idade avançada e tabagismo.

O AVC hemorrágico — quando há rompimento de um vaso cerebral — também pode ser causado por traumas na cabeça e no pescoço. Do mesmo modo, algumas doenças como arritmia cardíaca, vasculite, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio podem provocar o derrame.

Ressonância magnética no diagnóstico de AVC

A ressonância magnética  consegue detectar lesões de forma mais precoce que outros exames. Isso porque o exame oferece imagens de altíssimo padrão sem emitir qualquer tipo de radiação. Sendo assim, é um dos exames mais indicados em diversos casos, inclusive no AVC. O procedimento utiliza apenas o campo magnético e pulsos de radiofrequência para emitir as imagens. Ademais, para realizá-lo, não são necessários jejum nem contraste.

Atente-se aos sinais do acidente vascular cerebral

Os exames de imagem permitem detectar a área do cérebro que foi afetada e, ainda, o tipo de derrame. Entretanto, há ainda sintomas que facilitam a identificação da possibilidade de um AVC. Fique atento à alterações da fala e da visão, dormência e/ou fraqueza em um dos lados do corpo, confusão mental e dor de cabeça súbita.

Durante o socorro, peça para a pessoa sorrir — se a boca entortar, pode ser sinal de AVC. Além disso, solicite que ela levante os braços, porque a dificuldade do movimento ou queda brusca de um deles também é indicativo de derrame. Peça ainda para a pessoa repetir uma mensagem, se ela não compreender ou não conseguir, há chances de acidente vascular cerebral. Em qualquer caso, chame imediatamente ajuda emergencial.

Como prevenir o AVC?

Alguns fatores de risco como doenças pré-existentes e histórico familiar fogem ao controle. Mas a maioria das causas de AVC pode ser modificada. Por isso, procure praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e evitar fumar e beber. Além disso, beba bastante água, faça consultas médicas periódicas com exames para verificar o funcionamento da circulação sanguínea no cérebro.

Saiba mais sobre a Clínica Centrus

As unidades da Clínica Centrus em Luziânia e Taguatinga realizam ressonância magnética, além de outros exames de imagem de alta complexidade. Tudo isso em um local com qualidade, atendimento rápido e equipamentos modernos e seguros. Ademais, atendemos também com planos de saúde. Venha conhecer nosso espaço e descobrir nossas condições especiais.

Agende sua ressonância magnética  na Clínica Centrus em Taguatinga: (61) 3247-8021 | (61) 99933-8906 (WhatsApp); ou Luziânia: (61) 3601-3368.