Ressonância magnética: um sofisticado exame de diagnóstico por imagem

Talvez o tamanho da máquina usada para realizar ressonância magnética ainda assuste. As dimensões são justificáveis. O aparelho cria, em três planos, imagens em alta definição do paciente. Primeiro de tudo, plano horizontal. O segundo, vertical. Por fim, do corpo dividido em camadas.

Isso porque os médicos usam as imagens e a distinção das cores presentes no exame para analisar em detalhes eventuais anormalidades. O teste pode diagnosticar desde doenças neurológicas, ortopédicas e abdominais à esclerose múltipla, infartos e até infecções. Além de examinar o fígado, rins, órgãos pélvicos, entre outros.

Como resultado, é possível, por meio de um software, alterar padrões e perspectivas de visualização para chegar a uma conclusão ainda mais precisa. A clínica dispõe de equipamentos de última geração destinados à ressonância magnética.

Como é realizado o exame de ressonância magnética?

Devido ao campo magnético gerado pelo procedimento, é preciso se certificar que nenhum objeto metálico esteja por perto, mesmo que seja um pequeno grampo de cabelo. Portadores de marcapassos, cateteres e outros dispositivos implantáveis não devem fazer o exame. Até mesmo tatuagens devem ser avaliadas antes.

Em casos isolados a sedação é necessária. Pessoas claustrofóbicas ou que sofram de transtornos que as impeçam de permanecer quietas podem ter os resultados alterados. Há casos, ainda, em que deve ser utilizado contraste intravenoso para ressaltar lesões e doenças.

Mas, para minimizar os riscos, os pacientes respondem a questionários de segurança antes do exame. Grávidas podem realizar o procedimento desde que haja indicação e necessidade, pois o método não apresenta radiação ionizante e, por isso, não é prejudicial. Entretanto, deve ser evitado durante o primeiro trimestre de gestação.

Saiba mais sobre a Centrus Diagnóstico por Imagem

A Centrus Diagnóstico por Imagem está localizada na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, onde é referência na realização de exames de imagem. Fundada em 2009, disponibiliza equipamentos de última geração destinados à ressonância magnética, tomografia computadorizada e ultrassonografia, procedimentos extremamente necessários ao diagnóstico e tratamento de diversas patologias.

Acompanhe outras dicas de saúde em nossa rede social.