Conheça o exame que detecta o derrame

AVC é a sigla de Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame. A doença exige medidas urgentes para evitar a gravidade da situação. Quanto mais rápido a pessoa é levada ao pronto-socorro, maior é a chance de reduzir os danos. Na emergência, o médico fará uma avaliação clínica e precisará de um exame de imagem para realizar o diagnóstico e identificar o tipo de AVC. A ressonância magnética, feita com equipamento de última geração, garante uma resposta precisa e segura ao profissional.

(Vídeo Dr Sandro – roteiro)

A ressonância no AVC dura, no máximo, 20 minutos. É simples:

• não precisa de jejum;
  • dispensa contraste (na maioria das vezes);
  • equipamento moderno e seguro;
  • o paciente é liberado logo após o exame.

Com a preocupação de garantir um atendimento rápido ao paciente, a Centrus consegue disponibilizar o resultado do exame ao médico que o solicitou em até 3h, porque o diagnóstico do AVC é considerado de urgência. Quanto mais cedo houver a confirmação do AVC, mais rápido é possível iniciar as medidas para tratá-lo e reduzir as sequelas que pode causar.

Essa doença não é brincadeira. De acordo com a Organização Mundial de AVC, World Stroke Organization, a previsão é de que uma em cada seis pessoas tenha o problema ao longo da vida. Há ainda estudos que apontam: só no Brasil, são cerca de 400 mil vítimas, todos os anos.

Na prática, trata-se de um déficit neurológico que compromete o sistema nervoso e a circulação sanguínea. Tudo começa com uma interrupção do fluxo de sangue para o cérebro, em uma ou mais regiões do órgão, que precisa de oxigênio e de nutrientes para funcionar. Com a falta de suprimento, as células começam a morrer, o que pode ocasionar sequelas de leves a graves e irreversíveis, e pode levar à morte.

Tipos de AVC:

• Isquêmico: ocorre quando o coágulo bloqueia o sangue em uma área cerebral. É necessário estar atento a sintomas como: dormência em várias áreas, como rosto, braços e pernas, tontura, formigamento, dificuldades para se comunicar e perda repentina da visão e fraqueza muscular e confusão mental.
  • Hemorrágico: ocorre quando há sangramento, seja dentro ou em volta do cérebro. Esse tipo apresenta os seguintes sintomas: dor de cabeça, aparentemente sem motivo, náuseas, vômito, inchaço cerebral e alguns dos comprometimentos neurológicos do AVC Isquêmico.

Principais causas:

• Tabagismo;
  • Uso excessivo de bebida alcoólica;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Histórico familiar de diabetes e doenças do coração;
  • Hipertensão;
  • Estresse.

Evite o AVC e todos os prejuízos que ele possa causar ao organismo. Adote estilo de vida saudável e faça, periodicamente, um check-up, o que inclui a realização de exames para verificar o funcionamento da sua circulação sanguínea no cérebro.

Saiba mais sobre o Dr. Sandro Kochi

Natural de Paranavaí/PR, o Dr. Sandro Kochi formou-se em Medicina pela Universidade Severino Sombra, em 2009. Fez Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, no Hospital Regional de Taguatinga – HRT (2014-1017). Fez complementação da Residência Médica em Neurorradiologia (2017-2018). Atualmente cursa a complementação em Cabeça e Pescoço.

O Dr. Sandro Kochi é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e, desde 2014, integra o corpo clínico da Clínica Centrus Diagnóstico por Imagem, onde se dedica a realizar exames de extrema importância ao diagnóstico e tratamento de doenças.

Saiba mais sobre a Clínica Centrus Diagnóstico por Imagem

A Clínica Centrus Diagnóstico por Imagem está localizada na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, onde é referência na realização de exames de imagem. Fundada em 2009, disponibiliza equipamentos de última geração destinados à ressonância magnética e ultrassonografia, procedimentos extremamente necessários ao diagnóstico e tratamento de diversas patologias.

Ao lado desta alta tecnologia estão os profissionais devidamente especializados para manusear os aparelhos e realizar os exames de forma adequada. Com isso, o investimento no que há de melhor em recursos material e humano resulta em rapidez, segurança e eficiência para o paciente.

A Centrus se preocupa com qualidade e conforto. Por isso, não é preciso retornar à unidade para pegar os laudos. Na clínica, o resultado dos exames de imagem são online, de forma a garantir comodidade a quem preza pela saúde e qualidade de vida.

Conheça nossas instalações e serviços. Marque seu horário.
Av. Hélio Prates – QNL 30, conjunto A – lote 2, 4 e 6, loja 2 (em frente ao Shopping JK)
(61) 3247-8021 e 99933-8906

4 Comentários. Deixe novo

• Regis pires ramos
    22/01/2021 06:14

Sintomas para saber como prevenir antes como exame qual exame

• QWbuR7Nvyx
      25/01/2021 12:45

Olá! Obrigado pelo seu contato. Para mais informações, por favor, entre em contato conosco pelo telefone ou WhatsApp.
      Taguatinga: (61) 3247-8021 | (61) 99926-9162 (WhatsApp)
      Luziânia: (61) 3601-3368 | (61) 99909-3368 (WhatsApp)

• É possível ter começo de AVC , Mas não aparecer em exames

• QWbuR7Nvyx